quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Roubos sobem pelo 14º mês seguido no Estado de SP

O Estado e a capital de São Paulo registraram em julho a 14ª alta consecutiva de roubos. É a maior sequência de aumentos desse tipo de crime desde o início da série histórica em 2001.

Apesar disso, os dados foram considerados positivos pela gestão Alckmin por ter havido nova redução no ritmo de crescimento.

Os roubos subiram 12,6% no Estado e 20,3% na capital na comparação de julho com o mesmo mês de 2013.

Em junho, os aumentos haviam sido de 14,7% e 21%, respectivamente. Nos 12 meses anteriores, a média de crescimento era maior (22,3% no Estado e 29,3% na capital).

Mantido o padrão atual de desaceleração, os roubos levariam seis meses até pararem de crescer no Estado. Na capital, mais de dois anos.

O secretário Fernando Grella atribui a desaceleração no crescimento dos roubos a operações policiais.

Por outro lado, especialistas como o coordenador do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio de Lima, e Guaracy Mingardi, dizem que é preciso melhorar a investigação e não só aumentar o patrulhamento da PM.

Grella disse que o governo aposta no Detecta --sistema que vai integrar câmeras de monitoramento e bancos de dados das polícias.

Homicídios

Os casos de homicídio doloso (intencional) tiveram alta de 6,8% no Estado --passaram de 311 para 332 em julho deste ano em comparação com o mesmo mês do ano passado. Na capital, o crescimento foi de 3,6%, de 83 para 86.

Ao contrário de sua avaliação sobre os roubos, Grella vê esse aumento como "pontual, que não revela tendência".

Há diferença entre os números de casos de homicídio e os de vítimas --uma ocorrência pode ter mais de uma vítima. Se forem observados os números de vítimas, os aumentos foram de 10% no Estado e 10,6% na capital.

Fonte: jornal Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário